sábado, 12 de março de 2022

O Brasil Ripado

RUY CASTRO*

“A Funai acabou“, disse o fotógrafo Sebastião Salgado ao Globo. A instituição que hoje usa os mesmos nome, endereços, verbas, aviões e mordomias não é a mesma que, em seus primeiros 52 anos, fez o que pôde para proteger os índios. A Funai dos últimos três anos parece querer exterminá-los. Salgado responsabilizou-a pela contaminação em massa com Covid dos indígenas korubo, povo do Vale do Javari, no Amazonas, pelos invasores estimulados pelo governo. E esse é só um dos povos ameaçados.

Outra instituição, a Biblioteca Nacional, está à deriva há muito tempo. Seu ex-presidente nominal, um discípulo de Olavo de Carvalho, foi removido para a Secretaria Especial de Cultura, ex-Ministério da Cultura, este reduzido a humilhante apêndice do Ministério do Turismo, cujo atual titular é o sanfoneiro particular de Bolsonaro. Para dirigir a Biblioteca, indicaram um oficial da reserva da Marinha. A Biblioteca Nacional, uma das dez maiores do mundo, já teve como presidentes em seus 224 anos Raul Pompéia, Celso Cunha, Plínio Doyle, Eduardo Portella e Muniz Sodré. Nenhum deles jamais comandou um navio.

O dito marujo estava encalhado na Fundação Casa de Rui Barbosa, matriz de estudos fundamentais sobre a história do Brasil no século 20. A burocrata que comanda a Casa Rui, estranha à pesquisa e à história, não reconhece em seus funcionários gente que orgulharia qualquer instituição similar no mundo.

O Iphan foi “ripado” por Bolsonaro para parar com essa história de proteger o patrimônio histórico e artístico nacional. O responsável pela Lei Rouanet é um ex-PM. E o astronauta ex-ministro da Ciência já foi chamado de burro até pelo ministro da Fazenda.

Todas essas instituições, que controlam valores em milhões, estão nas mãos de arrivistas, amadores e oportunistas. Teme-se pelas riquezas sob sua guarda e se terá sobrado alguma coisa quando o Brasil acordar deste pesadelo.

*JORNALISTA E ESCRITOR, foi agraciado pela ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS com o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra.

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