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domingo, 10 de julho de 2022
O CAOS DAS VIAGENS NA EUROPA É UM VISLUMBRE DE UM FUTURO COM POUCOS TRABALHADORES
The Economist -
Os empregadores estão se perguntando para onde os
funcionários foram. Para onde foram todos os trabalhadores? A questão parece
onipresente na Europa. De cafés franceses a equipes de construção irlandesas,
fábricas de automóveis tchecas e fazendas italianas, os empregadores antes
achavam que funcionários baratos podiam ser convocados à vontade. Agora, os
trabalhadores parecem ter simplesmente desaparecido. As empresas estão
resmungando, embora raramente tão alto quanto os parisienses esperando que um
garçon alheio chegue com suas bebidas. Em nenhum setor a falta de pessoal é tão
gritante quanto nas viagens aéreas. Durante semanas, turistas em alguns dos
maiores aeroportos da Europa enfrentaram filas sinuosas para pegar seus voos,
assumindo que esses voos cancelados devido à falta de funcionarios. Ir de
férias relaxantes nunca pareceu tão estressante. Nesta economia, todos na Europa
podem encontrar trabalho; como resultado, a Europa não está funcionando. Após
dois anos de incerteza pandêmica, o turismo está de volta (menos alguns
visitantes asiáticos). Para a Europa, que atrai metade dos viajantes
internacionais do mundo, isso deve ser uma bênção. E, no entanto, as manchetes
são sombrias. A escassez de funcionários em aeroportos e companhias aéreas
provocou um aumento nos cancelamentos de voos.
Em junho, quando resorts e
centros urbanos deveriam estar lotados, companhias aéreas na Grã-Bretanha,
França, Alemanha, Itália e Espanha cancelaram quase 8.000 voos, cerca de três
vezes o número de 2019, segundo a consultoria Cirium. Cada viagem desfeita dá
origem a um avião cheio de histórias tristes: despedidas de solteiro de Alicante
adiadas, escapadelas familiares toscanas abandonadas. As viagens aéreas
americanas também têm problemas, mas nada como a confusão que tomou conta de
partes da Europa. Aqueles cujos voos não foram cancelados podem desejar que o
fossem. Os tempos de espera no aeroporto Schiphol de Amsterdã chegaram a seis
horas em alguns dias no final de maio, levando a klm, a transportadora de
bandeira holandesa, a suspender as reservas de seu principal hub por quatro
dias. Dado o caos nos bastidores, o check-in da bagagem tornou-se um ato de fé.
No principal aeroporto de Paris, quase metade de todas as malas que deveriam
seguir seus donos até seus destinos em 2 de julho se extraviaram. Os passageiros
foram avisados pelos sindicatos de que podem nunca mais se reunir com seus
calções de banho.
Um membro do parlamento cipriota preso no aeroporto de
Frankfurt por dois dias denunciou as “condições do terceiro mundo” no mesmo tom
que alguns alemães usam quando viajam para o Mediterrâneo. image2.jpeg Alguns
dos estragos se devem ao turismo se recuperando inesperadamente rápido. Privados
de férias há anos, os turistas estão “viajando por vingança”, esgotando o que
resta de seus cheques de estímulo da era da pandemia. Esperava-se que a guerra
nas margens do continente reduzisse a demanda. Em vez disso, derrubou o euro
(para quase a paridade com o dólar americano), tornando as tavernas gregas e as
praias do Báltico irresistíveis. Os aeroportos deveriam estar preparados. Prever
o número de viajantes em um determinado dia não é excessivamente complicado, já
que eles compraram passagens com bastante antecedência. Mas os chefes da aviação
reclamam há meses da dificuldade de contratar pessoal. Acelerar as operações
leva tempo: a segurança do aeroporto deve ser examinada e a tripulação de cabine
treinada (embora você não saiba disso em algumas companhias aéreas). Depois
vieram as greves. Os trabalhadores de viagens que deixaram o trabalho nas
últimas semanas incluíam pilotos escandinavos, funcionários de segurança
alemães, bombeiros de aeroportos franceses, faxineiros holandeses, tripulantes
de cabine belgas e controladores de tráfego aéreo italianos. Em parte, as greves
refletem os trabalhadores exigindo que os salários acompanhem as altas cargas
turísticas e a inflação crescente. Mas as dificuldades dos aeroportos não são
apenas o resultado de problemas trabalhistas locais. Muito além do asfalto, os
trabalhadores europeus estão atualmente em vantagem. O desemprego na área do
euro, de 6,6%, é o mais baixo desde o lançamento da moeda única, há duas
décadas. Alguns lugares ficaram sem trabalhadores: a taxa de desemprego na
Alemanha é de apenas 2,8%. Uma vez teria resolvido a falta de mão de obra
importando multidões dispostas de poloneses ou búlgaros. Isso não funciona mais:
poloneses e búlgaros agora encontram muitos bons empregos em casa. A Alemanha
está emitindo autorizações de trabalho para os turcos lidarem com sua bagagem.
Qualquer relutância que possa ter sentido em deixar entrar mais migrantes de
fora da UE foi deixada de lado. A Europa está agora a empregar quase todas as
pessoas dentro das suas fronteiras que estão dispostas e aptas a trabalhar.
Alguns podem suspeitar que estados de bem-estar generosos estão deixando muitos
europeus se esquivarem. A conversa do ano passado foi de uma “Grande Demissão”
dos ex-empregados. No entanto, este não parece ser o caso. Uma porcentagem maior
de pessoas de 15 a 64 anos na área do euro tem empregos do que antes dos
bloqueios. A força de trabalho da UE, ao contrário da Grã-Bretanha ou da
América, agora é maior do que antes da pandemia, observa Jessica Hinds, da
Capital Economics. Muitos têm opções melhores do que os empregos antes
reservados para eles. “Todo mundo está perguntando, para onde eles foram?”
ponderou Tim Clark, o chefe da companhia aérea Emirates, segundo a Bloomberg. “E
a resposta é sempre: Amazon.” Acontece que lidar com pacotes de comércio
eletrônico por um pagamento decente enquanto ouve podcasts é melhor do que
chegar às 5 da manhã para perguntar aos passageiros se eles trouxeram algum
líquido na bagagem de mão. Ou servindo aos parisienses impacientes seus
coquetéis, aliás. A Europa está se curando Dadas as suas rígidas regras
trabalhistas e o crescimento lento nas últimas décadas, a Europa não teve muitas
vezes de enfrentar o problema de ter muitos empregos. Mesmo assim é um problema.
Os dramas visíveis nos aeroportos também estão se desenrolando em casas de
repouso, hotéis e outros lugares que precisam de muito pessoal não qualificado.
Eles simplesmente recebem menos atenção. Alguns trabalhadores podem ver os
salários subirem, embora muitas empresas que dependem de mão de obra barata
digam que não podem pagar mais. Enquanto isso, os sindicatos que normalmente
negociam por aumentos salariais permanentes podem se preocupar que isso possa
alimentar a inflação. Talvez o mercado de trabalho recupere alguma folga à
medida que a economia da Europa desacelera. O aumento dos preços da energia
azedou o clima nas últimas semanas, assim como o ressurgimento da covid. Isso
dificilmente seria uma boa notícia, exceto para empregadores em dificuldades – e
aqueles que procuram pegar um pouco de tempo de inatividade em uma praia
distante.
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