Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

domingo, 25 de julho de 2010

Chefe da Apex é nome em alta com Dilma

Alessandro Teixeira trabalhou com Dilma no governo de Olívio Dutra (PT-RS) e hoje circula na alta roda do Planalto
Foto:Marri Nogueira/Folhapress
Alessandro Teixeira em seu escritório

Valdo Cruz* 
Desenvolvimentista, ciclista e ex-guia da Disney, o gaúcho Alessandro Teixeira, presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foge do perfil tradicional dos petistas.
Mais novo integrante da equipe de campanha de Dilma Rousseff, costuma recusar convite para noitada com a desculpa de que precisa acordar cedo (5h30) e treinar.
Ele já disputou 20 provas de triatlo. A última foi o Iron Man de Florianópolis (3,8 km de natação, 180 km de pedal e 42 km de corrida), em maio último. No dia seguinte, viajou para a China como presidente da Apex, cargo do qual tirou férias de dois meses para participar da campanha.
Foi alfinetado por blogs da oposição por ir trabalhar na campanha da gaúcha-mineira mantendo o cargo na agência. "Diz aí que estou saindo de férias depois de três anos de trabalho."
Ele e Dilma se conheceram quando trabalharam juntos no governo de Olívio Dutra (PT-RS). Reencontraram-se na equipe de transição do governo Lula, em 2002.
Ao lado de Marco Aurélio Garcia, chefe da equipe de programa e assessor especial do presidente Lula, Teixeira, 38, vai trabalhar na montagem do programa de governo da candidata petista.
"Acredito que só por meio do desenvolvimento econômico e social um país gera riqueza para a sociedade prosperar, criando ambiente de estabilidade econômica."
Recusa-se, porém, a se dizer mais alinhado com a segunda fase do governo Lula, pós-Palocci, quando o governo afrouxou seu rigor fiscal e focou no desenvolvimento.
"Não existe essa história de fase. Tudo é governo Lula, foi uma construção para chegar aonde estamos", afirma.
PERFIL
Teixeira fez doutorado em economia industrial e tecnológica na Universidade Sussex, na Inglaterra, entre 2001 e 2002. Antes, sua experiência no exterior foi em outras áreas. Chegou a trabalhar, de 91 a 93, como chefe de cozinha em Londres e Paris, onde também foi vendedor.
Para quem duvida de seus dotes culinários, mostra fotos de quando estudou a arte de cozinhar em Porto Alegre, quando tinha 18 anos e começou sua experiência profissional no restaurante Il Gattopardo. Durante sua fase universitária em Porto Alegre, onde cursou economia, foi guia da Disney para sustentar seus estudos.
De baixa estatura, 1,57 m, Teixeira costuma ser vítima de brincadeiras de dois amigos de governo: o presidente Lula e seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.
Lula, cuja altura oficial é de 1,70 m, mas seus próprios assessores creem não passar de 1,67 m, gosta de estar entre os dois para se sentir alto. Gilberto fala que ficar ao lado de Teixeira é bom para mostrar que há alguém mais baixo no governo.
Elétrico e vaidoso, é visto pelos adversários como alguém que gosta de ocupar espaços -uma qualidade, na visão de aliados.
Quando está no Brasil, três vezes por semana costuma percorrer de bicicleta o trajeto de 40 km entre sua casa, na cidade satélite de Águas Claras, e a sede da Apex, no centro de Brasília.
Às vezes, sua bike canadense vai parar no gabinete, onde há um suporte para treinamentos estáticos com projeção visual de pista simulada. Até agora, porém, não foi usado. Ficará assim até o final das eleições.
* Jornalista da Folha de São Paulo

3 comentários:

  1. Alessandro Teixeira é conhecido na Apex-Brasil por criar diversos cargos na instituição afim de trazer seus amigos do Rio Grande do Sul para mamarem dinheiro público, lá na Apex-Brasil, todos sabem que ele não precisava estar sempre viajando, mas além de diária que é altíssima, e uma forma dele viajar pelo mundo a custa do governo.

    Há varios escándalos lá na Apex, desde o aumento de salário de funcionários liderados pela mais corrupta chefe de RH Sonia, Cecília Vergara, e Ricardo Schaeffer.

    O Alessandro acobertou diversos corruptos que estão ainda lá na Apex: Monica Zerbinato do escandalo dos aloprados, dinheiro na cueca, e a sobrinha de outro corrupto no gabinete. na comunicação há uma outra Telma ferrer que era assessora corrupta do Lula e Ricardo Garrafa do Instituto Airton Senna, usso de dinheiro público.

    ResponderExcluir

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs

Bookmark and Share