Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pedro Brito deve assumir presidência da ANTAQ até dezembro

O ex-ministro dos Portos, Pedro Brito, (na foto com o senador do Ceará Inácio Arruda), foi à sabatina no Senado Federal com novo visual. Cortou o bigode e o cabelo agora é grisalho. A ida ao senado se faz necessária para que possa assumir o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), onde, segundo se comenta, em breve deverá ser o diretor-geral, em substituição ao sarneysista Fernando Fialho.
Pois em sua primeira aparição com novo visual, Brito informou que, ainda este ano o Porto de Santos terá calado de 15 metros, o que lhe permitirá receber navios com 8.600 containeres, o dobro do volume atual. Em seguida, estão previstas novas dragagens em Santos, de modo a elevar o canal externo para 17 metros e o canal interno para 16 metros. Com isso, Santos se qualificará como o grande porto de supernavios, o que poderá fazer com que navios menores procurem outros portos, democratizando o setor.
A propósito, comentou Brito que, em futuro próximo, os portos de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), tendem a se tornar dependentes do gaúcho Rio Grande. O porto brasileiro vai crescer e Buenos Aires, situado em um rio, jamais poderá receber supernavios. Quanto a Montevidéu, igualmente tem restrições de calado. O uso de navios gigantes vai, portanto, ampliar a importancia do Brasil em relação aos vizinhos do Cone Sul. Isso será um prato cheio para quem fala em "imperialismo brasileiro".
De acordo com o ex-ministro, Santos não suporta os 15 mil caminhões diários que trazem carga. Hoje, 85% das cargas chegam ao mais importante porto do país por caminhão.Por isso, está sendo projetado o acesso via barcaças. Assim, caminhões deixariam a carga em determinados pontos, para que o acesso aos grandes navios se faça por barcaças, o que iria reduzir a pressão sobre o porto e sobre todo o sistema rodoviário das proximidades. Brito também acha essencial a ligação entre as duas margens, seja por túnel ou ponte, além da melhoria do acesso ferroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs

Bookmark and Share