Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Horário de Verão

Almir Santos
Afinal, por que tanta celeuma em torno da decisão da Bahia adotar o horário de verão?
Os argumentos dos que são contra são questionados. Uns dizem que é para favorecer os empresários, outros que têm de acordar mais cedo. Ora, as nossas relações comerciais estão basicamente ligadas às regiões Sul e Sudeste.
Quanto ao segundo argumento há de se entender que os dias continuarão a ter as mesmas 24 horas e a adaptação, com a mudança de horário, segundo especialistas em distúrbios do sono, se dá em quatro a cinco dias. Há de lembrar também que no verão o sol nasce muito mais cedo.
Que seriam das pessoas que tivessem de mudar para o Acre ou Fernando de Noronha? Que seriam se tivessem de mudar para o Japão?
Existem no Brasil três fusos horários face às suas dimensões continentais: Brasília, Fernando Noronha e ilhas, além de Amazonas. Mas há por e o nascer do sol se dá em diferentes momentos, mesmo nos estados que estão dentro do mesmo fuso;
Por exemplo, Salvador que está a uma longitude de aproximadamente 38ºW tem o mesmo horário oficial de Brasília e Porto Alegre cuja longitude é 46 e 51ºW respectivamente.
Não precisa ir longe, a cidade de Luís Eduardo Magalhães no oeste baiano que está a 42ºW de. Greenwich tem o nascer de sol depois da capital.
Portanto essas cidades convivem harmonicamente com os mesmos por nascer do sol.
Não há, pois porque se questionar dos horários estabelecidos pelos homens de acordo com suas conveniências e a luz do sol é de graça e tem de ser aproveitada ao máximo.
*Engenheiro Civil especialista em Transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs