Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

domingo, 18 de outubro de 2015

Sustentabilidade em pauta

Foram meses de trabalho árduo na coleta de assinaturas para a criação da Rede Sustentabilidade. Desde o dia 16 de fevereiro de 2013, milhares de pessoas – entre filiados, militantes e simpatizantes – se engajaram em busca do apoio necessário para que a Rede conseguisse seu registro como partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foram mais de um milhão de assinaturas de apoio coletadas a partir dessa data até a entrada do novo pedido de registro, no dia 28 de maio deste ano. E a nossa mobilização foi muito intensa. Fizemos mutirões nas ruas que mobilizaram muita gente, batemos de porta em porta, e buscamos apoio nas conversas com os amigos, familiares e vizinhos. Muitos ainda trabalharam incessantemente durante eventos e vestindo a nossa camisa. E foi com o empenho e muita determinação de todos que conseguimos vencer esta etapa.
Esse caminho percorrido com muito trabalho, compromisso e perseverança, sem esquecer da alegria, tornou-se muito importante para a gestação da Rede. Ao longo dele, estreitamos laços, levamos nossas discussões a todos os estados do país e a milhares de municípios. Depositamos muita energia na construção de um jeito novo de fazer política que nunca vai parar. Afinal, a evolução de todo esse processo jamais cessa. O registro, contudo, é um passo fundamental para avançarmos na luta pelas transformações que defendemos para o país.
Agradecemos a cada um (a) que, durante todo esse tempo, deu o seu melhor para que este tão sonhado registro se tornasse uma realidade possível. Agradecemos aos parceiros que nos reconheceram como força política e nos acolheram no processo eleitoral de 2014.
Agradecemos também aos mais de um milhão de apoiadores, que depositaram na Rede a sua esperança e seus ideais a ponto de nos dar o seu voto de confiança. Estamos conscientes da responsabilidade e do desafio que temos pela frente a partir de agora.
Temos a consciência de que são tempos difíceis na política. Vivemos um momento em que as transformações necessárias para uma sociedade mais justa e sustentável ficaram mais distantes. Por isso, se torna ainda mais importante reafirmarmos os nossos princípios, valores e propostas que nos fizeram chegar até aqui e criar este partido político. São elas:
– Mudanças no modelo econômico para a construção de um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável;
– Reforma do sistema político que permita outro modelo de governabilidade que não se baseie na troca de vantagens fisiológicas para a manutenção de feudos de poder;
– Educação pública e universal de qualidade em todos os níveis, integral, inclusiva, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e sustentável e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento; 
– Democratização do sistema de comunicação para garantir liberdade de expressão, transparência, livre acesso à informação e ao conhecimento; valorização das diversas formas de manifestação cultural e o princípio de neutralidade da Rede; 
– Respeito aos direitos humanos, garantia de igualdade de gênero e repúdio a todas as formas de discriminação, como étnica, racial, religiosa e sexual; 
– Redução das desigualdades e erradicação da pobreza por meio da garantia do acesso e da oferta de oportunidades a indivíduos e famílias, para sua inclusão na sociedade. 
Mesmo em tempos tão difíceis, nos encontramos, nos reconhecemos, nos reunimos e fizemos um amplo debate como forma de buscarmos alternativas para o nosso país. E seguiremos juntos nessa luta para construir o Brasil que realmente queremos, com condições mais justas e sustentáveis para toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs