Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

quinta-feira, 14 de julho de 2016

A arriscada estratégia Temer

Osvaldo Campos Magalhães*
As primeiras semanas da gestão do presidente Michael Temer revelam uma estratégia arriscada.
Se por um lado reduziu o número de ministérios e nomeou notáveis para a área econômica, por outro lado, procurou agradar a sua base parlamentar, com indicações temerárias para o restante de seu ministério.
Ignorando o “clamor das ruas”, por mais ética na política, o presidente Temer nomeou ministros envolvidos com atos ilícitos e continua a manter frequentes contatos com Eduardo Cunha.
Ao tempo em que delega ao ministro Henrique Meireles a condução da política econômica, que prioriza o ajuste fiscal e a redução do déficit público, o presidente Temer contradiz esta mesma estratégia ao conceder ao poder judiciário reajustes salarias bem acima da inflação de 2015 e à Bolsa Família reajuste com índices superiores ao anunciado anteriormente pela presidente Dilma.
Os altos índices de rejeição a seu governo, superiores a 76%, revelam que no momento, o presidente Temer está mais voltado a agradar aqueles que podem garantir a continuidade do seu governo, deputados e senadores, do que a população brasileira.
Contando com a passividade da população que foi às ruas clamando pelo combate à corrupção e a saída da presidente Dilma, a arriscada estratégia de Temer acena aos governadores dos estados, com a renegociação das dívidas e a classe política, loteando os ministérios e estatais de segunda linha.
Se por um lado praticamente assegura o definitivo afastamento da presidente Dilma, esta ambígua estratégia, pode comprometer a recuperação econômica do país, dificultando a redução do desemprego e da queda dos índices inflacionários.

O que se espera do presidente Temer é que definida a questão do Impeachment, mude sua estratégia de governo, reformule seu ministério, utilizando o critério da meritocracia, e que, coloque a questão da ética na política como prioridade.
* Membro do Conselho de Infraestrutura da FIEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs