Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Substância usada para matar Kim Jong-nam é listada como arma química

 A substância química usada para matar Kim Jong-nam na semana passada é chamado de Agente Nervoso VX, um gás altamente tóxico listado como arma de destruição em massa pela Organização das Nações Unidas (ONU), disse nesta quinta-feira (de Brasília) a polícia da Malásia.
Khalid Abu Bakar, inspetor geral da polícia malaia, afirmou, em uma declaração, que a identificação da substância veio de um relatório preliminar.
Segundo especialistas forenses, o gás é uma das substâncias químicas mais letais já produzidas. Tem coloração âmbar, mas não tem odor e nem gosto. Uma quantidade pequena leva a sintomas que começam com desorientação, náuseas, paralisia e morte.
O mais provável é que Kim Jong-nam tenha sido atingido pela substância nos olhos.
Kim, meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong Un, foi atacado no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur em 13 de fevereiro, quando esperava para embarcar em um voo para Macau, e morreu a caminho do hospital.
A polícia da Malásia prendeu quatro suspeitos, incluindo duas mulheres que são supostamente as agressoras, uma vietnamita e outra indonésia, um cidadão norte-coreano que morava em Kuala Lumpur e um malaio que foi libertado. A polícia está procurando por pelo menos mais sete possíveis envolvidos no caso.
As relações diplomáticas entre a Malásia e a Coreia do Norte, que por anos foram relativamente próximas, pioraram consideravelmente desde o incidente.
Dow Jones Newswires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs