Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Uma ilha , duas realidades diferentes


Apesar de Haiti e República Dominicana estarem na mesma ilha — Hispaniola —, a história deles seguiu caminhos muito diferentes, e isso explica boa parte das enormes diferenças econômicas e sociais atuais.

O contraste vem de uma combinação de fatores históricos, geográficos, culturais e políticos. Vou organizar de forma clara:

1. História colonial diferente

Haiti foi colônia da França, que explorou intensamente a economia baseada em monocultura (açúcar, café) com uso massivo de escravizados africanos. Era uma das colônias mais ricas do mundo no século XVIII, mas essa riqueza ficava nas mãos da metrópole.

República Dominicana foi colônia da Espanha, que deu menos importância econômica à região (muitos recursos iam para México e Peru). A economia era mais diversificada e menos intensiva em mão de obra escravizada.

2. Independência e dívidas

O Haiti conquistou a independência em 1804, após a única revolta de escravizados bem-sucedida da história moderna. Mas a França exigiu, em 1825, uma indenização bilionária para reconhecer o país — o Haiti levou mais de um século para pagar, drenando recursos que poderiam ir para infraestrutura e desenvolvimento.

A República Dominicana teve períodos sob domínio espanhol e haitiano até consolidar a independência em 1844, sem dívidas externas gigantes comparáveis.

3. Política e estabilidade

O Haiti sofreu com instabilidade política crônica, golpes, ditaduras, ocupações estrangeiras (inclusive dos EUA) e ausência de instituições sólidas.

A República Dominicana também teve ditaduras (como Trujillo), mas desde os anos 1990 manteve maior estabilidade política e crescimento econômico consistente.

4. Economia e integração internacional

O Haiti depende fortemente de agricultura de subsistência e remessas do exterior; há pouco investimento estrangeiro e baixa industrialização.

A República Dominicana diversificou a economia: turismo, manufatura, zonas francas, exportações agrícolas e acordos comerciais com os EUA e Europa.

5. Geografia e meio ambiente

O Haiti sofreu desmatamento extremo (hoje cerca de 2% de cobertura florestal), o que afetou a agricultura, causou erosão e agravou desastres naturais.

A República Dominicana preservou mais áreas florestais e investiu em recursos hídricos e energia.

6. Cultura e identidade nacional

O Haiti é de língua francesa/crioula haitiana e tem forte herança africana.

A República Dominicana fala espanhol e tem uma identidade mais voltada para o mundo latino-caribenho, com maior proximidade cultural e comercial com países vizinhos.

Resumindo em uma frase:

Mesmo dividindo a mesma ilha, as origens coloniais, o peso das dívidas históricas, a estabilidade política, a gestão ambiental e a integração à economia global seguiram rumos muito diferentes, criando o abismo que vemos hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs

Bookmark and Share