A BYD Co Ltd foi fundada pelo químico chinês Wang Chuanfu em 1995, mas não como montadora.
O fundador da empresa viu o futuro na energia e a BYD Co Ltd foi formada para ser líder mundial em geração e armazenamento de energia, especificamente baterias recarregáveis, para competir com os caros fabricantes japoneses de baterias.
Para fazer isso, Wang Chuanfu estudou as patentes e as próprias baterias para determinar como funcionavam e como poderia torná-las melhores e mais acessíveis; uma prática que a BYD tem utilizado com grande efeito no avanço de sua diversificada linha de produtos.
A Chuanfu contratou um fabricante de automóveis chinês em dificuldades em 2002 e, em 2003, tornou-se conhecido como participante da indústria automotiva, embora demorassem alguns anos até que o primeiro produto automotivo da empresa fosse lançado.
A diversificação é um ponto forte da BYD Co Ltd, e a tecnologia de baterias da empresa, encontrada em muitas marcas populares de telefones celulares, laptops e bens de consumo eletrônicos - além de seus interesses em novas energias e trânsito ferroviário - permitiu que a BYD Auto entrasse com sucesso no mercado. cenário automotivo mundial.
Foi em 2008 que a montadora com sede em Shengzhen entrou em cena quando o investidor bilionário americano Warren Buffet comprou a empresa com uma participação de 10%, citando a BYD Auto como "um dia se tornando o maior player em um mercado automobilístico global que era inevitavelmente ficando elétrico.
Isto teve o efeito resultante de trazer a BYD para o radar da Daimler, que formou uma parceria de joint venture com a BYD Auto para produzir uma versão eletrificada do MPV Classe B – um projeto valioso que poderia ter ido mais longe se não fosse pela Mercedes- A relutância de Benz em prosseguir com a JV.
Enquanto isso, a BYD Auto ainda estava no negócio de reengenharia de veículos de sucesso, marcando-os como produtos BYD, mas em 2013 e usando seus modelos de segunda geração como trampolim, eleita para entrar no design de veículos independentes e em 2016, nomeada ex-Alfa Romeo e o designer da SEAT Wolfgang Egger como diretor de design da BYD.
Com um estilo mais diferenciado, os produtos BYD ganharam destaque e assumiram identidades muito específicas, batizadas em homenagem às dinastias chinesas: Qin, Tang, Yuan, Song e – mais recentemente – o Han, um sedã de luxo de médio a grande porte lançado em 2020. .
O Han tem um trem de força EV ou PHEV e é melhor comparado a outros como um Tesla S. É um carro com 10 anos de desenvolvimento e é o último dos modelos de segunda geração da BYD Auto e o primeiro a incorporar a bateria Blade proprietária da BYD Auto - sem dúvida a bateria mais segura para a indústria automotiva.
Como uma nota de rodapé interessante sobre a história da BYD Auto, a empresa parou a produção de automóveis no início da pandemia de Covid, assim como muitos outros fabricantes.
Sendo uma empresa ágil, a BYD Auto seguiu os passos de outras marcas e iniciou a produção de máscaras faciais, mas – como é típico da BYD, melhorou a produção de máscaras, fabricando não só máscaras, mas também as máquinas de costura que as produzem.
Esta demonstração de agilidade e capacidade de fabricação fez com que a BYD Auto enfrentasse as tempestades que assolaram muitas montadoras. A BYD Auto pode produzir internamente muitas de suas peças de veículos e isso inclui a construção de microchips.
A BYD Auto desmembrou sua capacidade de fabricação de componentes e formou uma nova subsidiária – Fudi – que permite que concorrentes diretos comprem componentes BYD sem marcas conflitantes.
Mais do mesmo – em termos de veículos – será visto com o tempo, à medida que a BYD Auto conduzir seus veículos elétricos e híbridos elétricos pelo mundo.
Em abril de 2022, a BYD Auto anunciou que não produziria mais nenhum tipo de veículo movido a gasolina, sendo a primeira montadora a se comprometer com um futuro exclusivamente elétrico.
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