Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

quinta-feira, 2 de junho de 2011

FHC e Clinton no cinema: Guerra às drogas fracassou

O filme “Quebrando o Tabu”, que estreia nos cinemas no dia 3 de junho, traz depoimentos de personalidades brasileiras e internacionais sobre o combate às drogas.
É um tema polêmico que levanta discussões intermináveis principalmente quanto o foco do debate é o usuário final. Deve-se tratá-lo como um doente ou um criminoso?
A partir da premissa de que a guerra ao tráfico de drogas fracassou, o longa mostra a opinião de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Paulo Coelho e Dráuzio Varella, entre outros nomes conhecidos mundialmente.
O trailer (assista ao vídeo na próxima página) de dois minutos e 57 segundos começa com uma declaração do ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush, conhecido como Bush pai, defendendo a prisão de usuários de drogas. “Usar drogas é contra lei. E, quando você for pego, será punido. Alguns acham que não haverá espaço nas cadeias. Criaremos espaço.”
Produzido pelo apresentador de TV Luciano Huck e dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade – o mesmo do documentário “Coração Vagabundo”, sobre a turnê internacional de Caetano Veloso –, o longa rebate esse ponto de vista. “Há 40 anos os Estados Unidos declararam guerra às drogas. O objetivo era um mundo livre de drogas. Mas algum dia o mundo já foi livre de drogas?”, indaga o texto do trailer.
O âncora do filme é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que provocou ira e aplausos em uma entrevista histórica à revista Veja em setembro de 2009, quando defendeu a descriminalização da maconha. Na ocasião, disse que “a repressão às drogas tem de ser dura. Mas não adianta ser dura com o consumidor. Na cadeia, ele vai continuar fumando”. E acrescentou: "O fato de o fruto (a droga) ser proibido é que dá mais vontade no seu filho de experimentá-lo."
* Reprodução de artigo publicado no porta da revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs