Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Venezuela: Brasil erra ao tomar partido num país dividido

Mirian Leitão*

Em momentos de crise, como o vivido atualmente pela Venezuela, é preciso deixar claro que a relação é com o país, não com o governo, que é transitório. Diante de um conflito interno, o Brasil não pode assumir um lado de uma forma clara para não ter dificuldades em caso de aquele segmento não permanecer no poder. Acho que é esse o erro que tem sido cometido desde o início da diplomacia do PT: ter relações com governos, não com países.
Chávez e Maduro enfraqueceram as instituições democráticas, e o Brasil nunca reagiu a isso, pelo contrário. Quando Lula esteve lá, disse que não havia país mais democrático do que a Venezuela. Mas democracia não é só eleição. Não é segredo para ninguém o quanto as instituições estão funcionando mal por lá. Desde a morte de Chávez as coisas têm piorado.
Maduro não poderia ter assumido quando Chávez morreu, não tinha nenhuma representação. Mas foi empossado e, depois, foi eleito com uma margem mínima de votos.
A Venezuela, hoje, é um país dividido. Quem trabalhou muito para isso foi Chávez, que gostava de governar pelo conflito, não quis unir o país.
Em nenhum momento o Brasil fez qualquer reparo a esse tipo de condução das questões governamentais. Se envolveu com assuntos internos desde o começo, quando fez várias demonstrações de apoio ao governo. Está tomando partido num país dividido, o que é muito ruim.
A Venezuela é nossa vizinha, parceira, com quem temos um comércio que pode crescer mais ainda. Não há razão para o Brasil se posicionar em favor do governo, que erra cada vez mais na economia e na condução da democracia.
Se tivesse ficado neutro, poderia ajudar a fazer um trabalho de reconciliação. Sendo o maior da América do Sul, poderia fazer esse papel, mas não vai dar. Hoje, não é mais o país que pode levar o diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs