Maria
Stella de Azevedo Santos
O povo brasileiro, por ter vivido séculos vinculado a uma religião
dominante – o catolicismo, entendeu como sendo sacerdotes apenas os padres. Na
verdade, é sacerdote todo aquele que ministra um culto divino e dá instruções
religiosas, com o objetivo de servir de ponte entre o sagrado e o profano.
No Dicionário de Aurélio, também encontramos que sacerdote é um
“feiticeiro que oficia nas sessões de catimbó”. Catimbó é uma palavra
geralmente usada para designar as várias religiões que fazem uso de magia em seus
rituais. Visando diminuir o preconceito, que nada mais é do que um conceito
formado sem conhecimento de causa, eu tentarei esclarecer para os leitores o
que é magia: são saberes, crenças e práticas reveladas, através das quais
determinadas forças da natureza são manipuladas, visando diminuir a distância
entre Deus, deuses, e homens. Quando os saberes e práticas reveladas se
institucionalizam em um determinado grupo social, uma religião é constituída,
como é o caso do candomblé.
Por ser uma religião surgida no Brasil através de um povo
escravizado, não letrado, que não fazia parte nem da considerada mais baixa
classe social, que não era visto nem mesmo como humano e sim como objeto de
trabalho e lucro, o candomblé sofre ainda hoje preconceito, até por parte de
seus iniciados.
Tanto que muitos “filhos-de-santo” se consideram e afirmam para a
sociedade que eles são católicos. Isso acontece por medo de descriminação, por
hábito herdado da família e da sociedade. Mas o pior é quando isso acontece por
falta de reflexão. Se todo ser humano tem por obrigação refletir, isto é,
pensar e repensar sobre sua vida, imagine alguém que se dispõe a ser um
“filho-de-santo”, um iniciado do candomblé, enfim, um sacerdote.
Preconceito ainda maior se deve ao fato da referida religião
trabalhar com magia e esta ser, como já falei, desconhecida nos seus
fundamentos e propósitos, ou ainda ser mal utilizada por pessoas
inescrupulosas, irresponsáveis e gananciosas, que iludem pessoas que querem ou
precisam ser iludidas, transformando religião em comércio e acreditando que
podem barganhar com o sagrado.
Muito da visão equivocada que nosso povo tem sobre os feiticeiros,
deve-se exatamente aos próprios feiticeiros, principalmente àqueles do tempo da
escravidão, que faziam uso de números de ilusionismo para mostrar que, assim
como os brancos, eles tinham também força e poder. Ainda hoje vemos esse tipo
de “feiticeiro”, que mesmo não precisando mais fazer uso desses recursos, deles
se valem para alimentar a vaidade de seus egos e tirar lucro financeiro.
Os falsos feiticeiros em questão gostam sempre de dizer que
feitiços maléficos foram feitos para aquela pessoa que o buscou e que por isto
oferendas de custos elevados precisam ser feitas. Se me surpreendem esses
falsos sacerdotes, surpreendem-me mais ainda as pessoas que acreditam neles. Na
verdade, elas gostam de ouvir que estão enfeitiçadas. É uma forma de se
autovalorizarem. Muitas das pessoas que buscam meu auxílio se esforçam para me
convencer que estão sendo vítimas de feitiçaria e é um custo remover estes
pensamentos delas. Para que os sacerdotes da religião dos orixás não caiam
nessa armadilha, eles precisam retirar o véu da vaidade que encobrem seus olhos
e que faz com que se percam no caminho que os conduziriam à verdadeira comunhão
com o divino.
Feiticeiro é todo aquele que faz encantamentos e é por isto um ser
encantado. A palavra ajé, que o povo de candomblé tanto teme, apenas significa
mulher que encanta e seduz. Sem medo nenhum de usar a palavra, digo para todos
os feiticeiros, principalmente para os que tenho obrigação de orientar, que
façam bom uso da magia, utilizando-a para auxiliar àqueles que os procuram, no
sentido de vencerem os obstáculos, sem prejudicar nem interferir no destino do
outro. Concluo alertando aos sacerdotes do candomblé que assim como não fica
bem para um juiz infringir a lei, que a ele foi dada a tarefa de fazer com que
seja cumprida, também não fica bem para um sacerdote ter comportamentos
incompatíveis com sua função.
Maria
Stella de Azevedo Santos é Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Quinzenalmente,
sempre às quartas-feiras,o jornal A TARDE publica seus artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário