Entre 2002 e 2011, o volume de passageiros que usam o sistema de transporte coletivo da região metropolitana de São Paulo cresceu 86%, segundo a edição de agosto do “Informe Urbano”, boletim mensal da Prefeitura sobre temas da cidade.
No mesmo período, a população da capital cresceu 7,5%.
De acordo com o relatório, o número de pessoas transportadas subiu de 2,8 milhões em 2002 para 5,2 milhões em 2011.
Somente na cidade de São Paulo, o número de passageiros que usam ônibus municipais passou de 1,2 milhão de passageiros para 2,9 milhões. Veja gráfico abaixo:
Os ônibus municipais são o principal meio de transporte coletivo do paulistano: representam 55% do total de passageiros. O crescimento foi de 10% nos últimos cinco anos. O metrô tem taxas anuais de 4,5%, enquanto a CPTM chega a 9% também em apenas um ano.
“Não houve um aumento significativo no uso do ônibus como no do metrô e do trem. Isso porque a Prefeitura não investiu na qualidade do serviço. Se houvesse mais ônibus, mais corredores, mais velocidade, talvez a demanda aumentasse também”, diz Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP.
A frota de ônibus da cidade pouco cresceu nos últimos anos. Entre 2003 e 2011, ela se manteve estável em 15 mil veículos. Veja gráfico:
Os outros 45% dos passageiros da região metropolitana usam meios de responsabilidade do governo do Estado, como ônibus intermunicipais, trens e metrô. Veja a divisão dos serviços.
*Via 4: Concessão de serviço à iniciativa privada
Nenhum comentário:
Postar um comentário