Reflexões e artigos sobre o dia a dia, livros, filmes, política, eventos e os principais acontecimentos

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Situação de Geddel se complica

Por Bruno Peres | Valor
BRASÍLIA  -  A Comissão de Ética Pública da Presidência da República aplicou censura ética ao ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima e encaminhou a decisão ao Ministério Público por entender que há questões ainda a serem investigadas que fogem da alçada do colegiado.
Houve um agravante na análise do caso, segundo afirmou o presidente da Comissão de Ética, Mauro Menezes, porque o ex-ministro omitiu a posse do imóvel envolvido no episódio de sua demissão da declaração confidencial de informações entregue à comissão - uma espécie de declaração de bens apresentada por autoridades no ato de posse.
A decisão do colegiado não impede que Geddel Vieira Lima volte a ocupar cargos públicos, mas é um registro emblemático de punição por conduta incompatível com a administração pública.
Geddel deixou o cargo após o agravamento da crise política originada a partir da saída do governo do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, acusando Geddel de ingerência política e tráfico de influência para tentar reverter decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) contrária a um empreendimento de seu interesse.
“Verificamos o uso do cargo público para favorecer interesses particulares e pessoais”, disse Mauro Menezes ao apontar a existência de conflito de interesses no episódio envolvendo a compra do apartamento pelo ex-ministro em área tombada de Salvador, Bahia.
Procurado, Geddel disse que não vai se manifestar sobre a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessos ao Blog

Post mais acessados no blog

Embaixada da Bicicleta - Dinamarca

Minha lista de blogs

Bookmark and Share